quinta-feira, 4 de março de 2010

Caponata


Caponata... tá aí uma dúvida que eu sempre tive. Será que esse prato delicioso que eu como é realmente a Caponata Original? Enfim. como não sou nenhuma gênia na cozinha e as buscas google nesse sentido não me foram muito esclarecedoras, vou postar aqui essa saladinha tropicar colorida e deliciosa que servida com torradas se transforma numa ótima entrada.
Também acho que vai muito bem num churrasquinho pra quebrar a hegemonia da picanha.

CAPONATA


3 Berinjelas cortadas em tiras, deixadas durante 30 minutos na água com sal (prefiro tiras a cubos, se acomodam melhor no pão)
2 Cebolas grandes ortadas em tiras
1 Pimentão amarelo, um verde e um vermelho cortados em tiras
2 Tomates cortados em tiras (não costumo tirar a pele nem as sementes)
Azeitonas pretas e/ou verdes
Champignom
Uvas passas (prefiro as brancas)
Azeite
Sal
Pimenta do reino

** Corte as tiras bem fininhas e tente manter um padrão de tamanho para o prato ficar mais bonito.

Num refratário, acomode todos os ingredientes já cortados e tempere com muito azeite (não vale óleo composto), sal e pimenta a gosto. Cubra com papel alumínio e leve ao forno até amolecer a berinjela.

Também pode ser feito no microondas (só se estiver com pressa), cubra o refratário com papel filme e leve ao microondas por 15 minutos. Retire, mexa e mais 20 minutos. Se não estiver bem molinho, vá cozinhando aos poucos, de 5 em 5 minutos para não queimar ou secar demais.

DICA: Corte o pão francês em rodelas, cubra com queijo (mussarela de búfala fica excepcional, mas pode ser mussarela comum mesmo) um raminho de manjericão e a caponata. Leve ao forno até o queijo dar uma leve derretida. Fica ótimo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário