sexta-feira, 12 de março de 2010

Maionese de batatas da "Vó Nenica"


Tá aí algo que eu não dispenso: uma boa maionese de batatas.

Se for acompanhamento de um churrasquinho ainda, hmmm. Nas basquinhas, canidinhos...
Em cada casa há um tipo de maionese, cheio de coisas, quase sem nada, com maionese caseira, com Hellmans... Enfim, essa receita é a da minha querida avó Nenica. Embora o meu nunca tenha ficado tão bom quanto o dela, vou postar a receita original e a consistência vai depender da mão de quem fizer.
Essa maionese é feita com maionese caseiro a base de gema de ovos. Uma delícia pra acompanhar outrods pratos inclusive. Nunca vou me esquecer de quando eu era criança tinha adoração por esse maionese, comia de colher... meu "Vô" Cid, sentado na cabeceira da mesa batendo o maionese comigo no colo molhando o dedinho a cada leva de óleo pra aprovar o trabalho dele. Tempos bons...

MAIONESE DE BATATAS

As medidas são aproximadas!
1 Kg de batata
6 Ovos cozidos
1 Lata de palmito
Cheiro verde
Sal, pimenta do reino, azeite, limão e vinagre.

Cozinhe as batatas por aproximadamente 5 minutos na pressão (se tiver com tempo, cozinhe fora da pressão, demora mais mas o resultado é uma batata menos purê)
Cozinhe os ovos por 15 minutos após fervura
Pique o cheiro verde bem pequenininho
Após tudo cortado, tempere com sal, pimenta do reino, meio limão e um pouco de vinagre e bastante azeite.
Se achar que a quantidade de maionese caseiro é pouca, acrescente um pouco de maionese Hellmans.

Maionese caseira
2 Gemas cozidas amassadas
1 Gema crua
Misture tudo, quando estiver homogêneo, vá adicionando, aos poucos, 1 copo americano com óleo.
Por fim, tempere com sal e limão.
Misture tudo e coloque na geladeira.


Nhamy

Um comentário:

  1. Maria

    Acabei de imprimir algumas receitas, que devem ser maravilhosas. Estava precisando variar o meu cardápio. Veio a calhar. Uma boa viagem e muito sucesso.
    Um beijo

    Rita

    ResponderExcluir