sábado, 6 de março de 2010

Moqueca de Peixe com Camarão


Ontem tive uma grande esperança de algumas coisas mudarem aqui no nosso Brasil! Estão defendendo o banimento dessa idéia de cotas para negros na universidades. Não, realmente não sou a favor pois isso me soa como se brancos e negros fossem diferentes e não somos! Temos as mesmas características, exceto pela diferença da quantidade de melanina na pele. Temos todos, a mesma capacidade intelectual. Uns mais, outros menos, mas assim se dá entre brancos e brancos, negros e negros. Cada um com seu talento e maiores aptidões. Se quiserem abrir cotas em Universidades, que sejam pra populações carentes que realmente são prejudicados e carregam nas costas o peso das diferenças socioeconomicas, esse sim não conseguem ter a mesma capacidade intelectual dos mais afortunados. Por que? Porque as pessoas que não se alimentam bem (proteínas, ou seja, carne), que moram perto de esgotos, não tem tratamento médio e odontológico, carregam vermes e bactérias que acabam com o organismo. Por que um verme acaba com a intelectualidade de uma pessoa? Porque ele habita o intestino delgado, onde são realizados os principais processos de absorção da nossa digestão, eles simplesmente comem toda a proteína que serviria de base para o crescimento da massa encefálica de uma criança hospedeira. Enfim, se eu começar com isso não acabo nunca.Ainda assim... Nada de cotas!!!

Comemoro então com um prato bem brasileiro, moqueca de peixe com camarão. Nutritivo, saboroso e muito colorido. Fácil de fazer, tropical, leve. Cai bem em qualquer ocasião!

MOQUECA DE PEIXE COM CAMARÃO

1 Kg de cação (prefira os frescos aos congelados)
500g de Camarão pré cozido
5 Tomates corados em tiras largas ou em rodelas
2 Cebolas picadas em tiras ou em rodelas
3 Pimentões, um verde, um amarelo e um vermelho
2 Limões
1 Pimenta dedo de moça picada
Cheiro verde ou coentro
Azeite de Oliva
Azeite de Dendê
Fondor para aves
Sal
Pimenta do reino

Tepere o peixe com limão, fondor, sal e pimenta do reino e deixe descansar por 30 minutos. Se o peixe estiver congelado, descongele bem antes pois se colocado na panela congelado, vai soltar muita água e acabar com o caldo da sua moqueca que vai ficar líquido demais.

Numa panela larga, coloque o dendê para dourar a cebola. Junte o tomate e os pimentões, uma pitada de sal e o cheiro verde e deixe refogar. Coloque o peixe no refogado, sem amontoar. Acrescente o leite de coco e cozinhe (com a panela tampada) até o peixe amolecer, quando o peixe estiver na metade do cozimento, acrescente os camarões . Pode mexer bem vagarosamente tomando cuidado pra não desfazer o peixe. Se gostar do caldo bem grosso, coloque 1 colher de farinha de trigo no leite de coco antes de despejar na panela.
Polvilhe a pimenta dedo de moça para decorar e um fio de azeite de oliva.

Pode-se também colocar primeiro a cebola, depois o peixe, os tomates e os legumes e o leite de coco. O Prato fica mais bonito mas é perigoso queimar embaixo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário