segunda-feira, 1 de março de 2010

"O Carro Chefe" Filet Mignon com Shimeji


Mignon com Shimeji

Eis meu carro chefe, minha receita predileta.
Foi uma adaptação que fiz ao assistir um dos programas do J. Oliver. Já apresentei o prato na ceia de revellion, aniversários e jantares especiais onde foi totalmente aprovado.

Preparando o Mignon

Ingredientes

Uma peça de aproximadamente 1 Kg de Filet Mignon
1 Caixinha de Bacon fatiado
Sal
Pimenta do Reino
Manteiga
Papel Alumínio

Modo de Preparar

Tempere a carne com sal e pimenta, envolva com bacon fatiado, coloque numa assadeira grande untada com manteiga. Cubra com o papel alumínio e coloque em forno alto por 10 minutos.
Retire o papel e mantenha em forno alto até dourar a carne.

Shimeji

Ingredientes

1 Caixinha de Shimeji fresco
2 Colheres (sopa) de manteiga ou margarina
1 Colher (sopa) de farinha de trigo
1/2 Copo de Shoyu completado com água
4 Colheres (sopa) de Saquê
Cheiro verde Picado
Cebolinha pra decorar

Modo de Preparar

Desfie o Shimeji e lave, se preferir, deixe por 1 minuto de molho no vinagre (alguns livros de culinária indicam que o shimeji não deve ser lavado porém mas, por questões de higiene, aconselho a lavar todos os alimentos muito bem).
Numa panela grande, aqueça a manteiga e despeje todo o shimeji desfiado. Deixe fritar por alguns minutos, até ficar al dente e acrescente o saquê. Enquanto se dá esse processo, coloque a farinha num copo, acrescente o shoyu e mecha bem para não empelotar. Coloque a água e adicione a mistura ao shimeji. Deixe engrossar um pouco e adicione o cheiro verde. Desligue o fogo.

Montando o Prato

Fatie a peça de Mignon em fatias médias, deixe as sobrepostas no refratário, imitando o formato da peça. Coloque o shimeji sobre as fatias e decore com a cebolinha. Leve ao forno por mais alguns 5 minutos para servir quente.

* A carne quando fica ao forno coberta com o alumínio, vai cozinhando, o que vai indicar o ponto que a carne irá alcançar. Eu, particularmente prefiro o filet mal passado, assim não perde o sabor da carne e ela fica mais molinha e suculenta.

* O Shimeji pode ser o branco ou o preto. O branco tem o sabor mais suave.

* Caso não tenha o saquê, pode improvisar com cognac, vodka, whiskey...

Nenhum comentário:

Postar um comentário