quarta-feira, 3 de março de 2010

SAL, TEQUILA E LIMÃO

Aproveitando a deixa da Dandoca e da receitinha de Guacamole, fui me aprofundar no tema: TEQUILA.

Para se produzir uma boa TEQUILA, são necessários 7Kg de Agave Azul para se produzir 1 Litro de Tequila. Esta uma planta semelhante ao sisal que demora de 8 a 10 anos pra colheita

A produção se inicia assando "las piñas de Agave azul", assam-se as pinhas que vão se transformar em açúcar e milagrosamente se transformam num líquido chamado Aguamiel. Nesse líquido será adicionada levedura natural que quebra as moléculas do açúcar e o transforma em álcool, transformando tal líquido noutro chamado Vinho de Agave que é dono de um pequeno teor alcólico de 12%!!!!!!! Calma, esse vinho vai ser destilado apenas 56 vezes pra dar a luz a TEQUILA PRATA que vai ser envelhecida e virar TEQUILA OURO. Eba!! Três vivas para os tonéis: Viva! Viva! Viva!

Não, não temos solamente estes dois tipos de Tequila. Ela é uma bebida fortemente aromática que apresenta vários graus de COR, SABOR e AROMA que, variam conforme o tempo de envelhecimento: Tequila Balnco, Joven, Añejo e Extra Añejo, necessariamente nessa mesma ordem de tempo de maturação.

Enfim, lá vai: QUAL É O JEITO CERTO DE TOMAR TEQUILA.

Quem nunca se fez essa pergunta no meio da balada enquanto o garçom separa o "caballito" de 60 mL, as rodelas de limão e a pitadinha de sal?

Sim, esse é o jeito mais difundido de se tomar Tequila e a ordem correta é SAL, TEQUILA e LIMÃO, e sim, existe uma razão pra tal: Biologicamente falando, o sal abre as pápilas gustativas, a tequila passa, limão fecha as tais pápilas, tira o álcool do hálito e limpa sua boca para saborear outra coisa depois.

PORÉM, a maneira correta e praticada por degustadores dispensa o sal e o limão. A degustação é lenta e com pequenos goles que passam por toda a boca até serem engolidos... assim como costumo fazer com a boa e velha cachaça brasuca! rs...


Deliciem-se com moderação... ou não!!

Um comentário:

  1. eu quero tequila ooooooooooooh mas eu faso com sal e limao tei de outro jeito vde faze sei ser com caçasa e pigar meeeeeeeeeeeeeeeeeee ajuda a disqubri ;)

    ResponderExcluir