sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

Batata Rústica

Eu achava que nunca conseguiria fazer uma batata digna de ser comida até aprender a fazer a batata rústica.

Batata frita... como não amar??
Quem diria que um tubérculo tão sem graça se transformaria numa das comidinhas de preferência mundial?
E como é difícil achar uma boa batata frita... e não me venham falar daquele purezinho mal feito que são as batatinhas do Mc Donnalds! rs
Desde que eu conheci a batata rústica, nunca mais me atrevi a fazer batatas palito (as minhas são realmente um desastre).
Uma ótima pedida pra inúmeras ocasiões, afinal, comer uma batata frita crocante por fora e macia por dentro é um prazer quase sexual.

Vai faltar a foto que facilitaria bastante o entendimento do corte. Coloco na próxima vez que eu fizer, enquanto isso vai uma foto da internet que achei parecida com as que eu faço.

Bora batatar...

1. Escolha batatas Medianas, nem muito pequenas e nem muito grandes.

2 .NÃO DESCASQUE... a casquinha além de dar um sabor especial ainda fica com uma crocância divinal, mas já que vai usar a casca, lave-as bem.

3. Coloque para cozinhar com um pouco de sal. A batata não deve ficar muito cozida, apenas macia, quando conseguir furar com o garfo sem muita dificuldade já está bom. Não lave com água fria, segundo a minha mãe isso encrua a batata e sabedoria popular sempre deve ser levada em consideração, rs.

4. Corte a batata em 4 ou 6 pedaços, de acordo com sua preferência e o tamanho da batata. Eu, particularmente, gosto delas compridas, então corto a batata ao meio (na vertical) e depois corto cada metade em outros pedaços (cortados na vertical).

5. Esquente bem o óleo e coloque as batatas para fritas... apesar de achar que esse processo é rápido devido a batata ter sido cozida, esquece... demora! Deixe ela até ficar bem douradinha...
*DICA: Coloque um dente de alho para fritar junto pra que a batata fique mais sequinha, troque o alho a cada fritada e reserve... depois de tudo frito, pique o alho, de um susto nele no óleo quente e salpique por cima da batata.

6. Jogue um pouquinho de sal e Fondor: tempero para peixes aves e saladas que dá um sabor todo especial, mas não coloque muito pra não ficar com gosto de pó químico, eca!

7. Salpique salsinha ou alecrim pra ficar ainda mais bonito e mais gostoso...

Hmmmmmmmmm... dá até vontade...

Nenhum comentário:

Postar um comentário