quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

Hamburger caseiro "in american style"

Hamburger caseiro

Aprendi essa receita com uns amigos... nunca confiei muito em hamburgers caseiros já que até então não tinha provado um que botasse respeito.
Ainda não testei essa receita na frigideira, apenas na churrasqueira, como um tradicional prato americano (apesar de eu não ser uma fã de iguarias estadunidenses essa é uma ótima pedida pra surpreender no churrasco).

Vamos lá...
A carne selecionada não dese ser uma carne seca e de pouca gordura já que a maior parte dela vai derreter pra molhar o carvão e fazer subir o cheirão de defumado. Podemos usar a picanha, a fraldinha, o contra filé... o mignom parece não ter muita gordura, mas tem. A carne é tenra devido a gordura que fica escondidinha nas fibras da carne.
Eu geralmente uso o contra filé e no açougue já que alguns tem a boa vontade de moer o bacon junto com a carne (sim, a massa leva bacon). Porém, não se aborreça se eles não se prontificarem a fazer isso. O bacon forma uma massa gorda grosseira na máquina de moer e é muito difícil de limpar depois. Você vai perceber se tiver que usar o seu processador. 
Ah, importante... se você tiver luvas em casa, USE, porque o cheirinho do bacon é uma delicia, mas não quando impregna na sua mão e faz vc lembrar da aventura na cozinha a semana inteira, rs.
Algumas pessoas gostam de colocar cebola rocha na carne, mas como eu não gosto do sabor dela tostadinha, e isso pode acontecer, eu evito.

Ingredientes

1 Kg de Contra filé moido
400 g de Bacon triturado
Sal 
Pimenta branca
Salsinha (de preferência fresca e bem picadinha)
4 Colheres de molho inglês
2 Colheres de Katchup
2 Colheres de Mostarda

Molho barbecue ou maionese pra fazer o "potchatcho".

Misture tudo BEM misturadinho pra que o bacon se incorpore bem na carne. 
Faça as bolotas bem gorduchas, se fizer fino como os hamburgers que compramos no mercado vai ficar muito seco e perde a graça.
De preferência, coloque na churrasqueira quando o fogo estiver bem forte pra dar aquela tostada por fora e ficar suculento por dentro.

Uma pegada legal se for fazer sanduiche é usar cebola rocha (caramelizada fica excepcional) e rúcula num pão digno do seu hamburguer e um maionese caseiro pra enriquecer. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário