segunda-feira, 1 de março de 2010

Talharim à Karolina

Talharim à Karolina

Essa é uma receita que eu aprendi com a Karol, minha prima e, como ainda não havia provado nenhum molho parecido, resolvi apelidar o macarrão de Karolina, afinal, milagrosamente estou num lugar posso ditar as minhas regras, rs.

OBS: Geralmente os pratos que faço são medidos no olhometro, portanto, utilize sua imaginação e exercite seu paladar adaptando as medidas e sabores ao seu gosto.

Ingredientes

1 Pacote de Macarrão Talharim
250 g de Bacon (fatiado ou em cubinhos)
1 Alho poró cortado em rodelas finas
1 Cebola
1 Vidro pequeno de Champignom em conserva (cortado em fatias)
2 Colheres (sopa) de manteiga
1 Colher (sopa) cheia de farinha de trigo
1 Caixinha de creme de leite
1/2 Copo de requeijão cremoso
1/2 Copo de Leite
2 Dentes de Alho picadinhos
Sal
Pimenta do Reino
Queijo Ralado

Macarrão

Como qualquer outro, cozinhe o macarrão numa panela grande cheia de água fervendo, óleo e sal. Eu costumo dar uma boa salgada na massa pra não ter que temperar demais o molho e fazer com que o sal se sobreponha ao sabor dos outros ingredientes. Cozinhe até ficar al dente. Escorra e lave com água fria para não continuar cozinhando.

Molho

Numa panela, aqueça a 1 colher de manteiga e frite o bacon, não deixe muito tempo no fogo, ele não precisa ficar muito crocante. Junte 1 colher de manteiga e doure a cebola, coloque o alho poró, o champignom e tampe por 2 minutos. Polvilhe a farinha de trigo mexendo bem. Aos poucos, vá despejando o leite e mexendo sempre pra não empelotar. Adicione o sal e a pimenta do reino e deixe engrossar.
Adicione o requeijão e o creme de leite. Mexa em fogo baixo por alguns minutos sem ferver pra não talhar.

Montando o Prato

Na panela do macarrão, aqueça 2 colheres cheias de manteiga e doure o alho. Antes que o alho fique escuro, dê uma leve fritada no macarrão e coloque num refratário. Cubra com o molho, polvilhe como queijo ralado de sua preferência e leve ao forno por alguns minutos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário